Studios e apartamentos compactos: um investimento repleto de benefícios

Se você ainda tem dúvidas sobre studios e apartamentos compactos serem um bom investimento, tanto a nível pessoal quanto financeiro, vamos saná-las trazendo algumas importantes informações do mercado imobiliário.

Nas grandes cidades como Nova York, Tóquio, Londres, São Paulo e outras capitais, tanto nas Américas quanto na Europa, o déficit habitacional, bem como os desafios de infraestrutura para sanar os problemas com o deslocamento no trânsito são factíveis. E é fato que as megacidades continuarão crescendo e a demanda por moradia dificilmente vai desacelerar.

O salário médio não propicia o investimento em grandes imóveis e as pessoas buscam, cada vez mais, ter qualidade de vida, praticidade, preferindo a ter um espaço grande. Com o fenômeno da gig economy, ou economia compartilhada, vemos um movimento social cultural modificando o comportamento das pessoas no que diz respeito a viver, trabalhar, morar.

Uma solução com alta rentabilidade para um cenário urbano que, aparentemente, não tende a ter seus problemas resolvidos, nem a regredir, está em studios e apartamentos compactos com grandes espaços compartilhados, onde as pessoas que querem socializar podem passar boa parte do tempo.

 

Um novo estilo de vida impacta na forma como as pessoas se relacionam com imóveis

Os studios e apartamentos compactos vieram ocupar uma lacuna que havia em uma sociedade altamente digital, tecnológica, com mudanças sensíveis no comportamento das famílias e no estilo de vida de todos, seja no Brasil ou no mundo.

A idade média de casamento em nosso país é acima dos 30 anos, e ter filhos já não é prioridade há muito tempo para algumas famílias, segundo dados do IBGE. São um público ávido por inovação – estudantes, solteiros, famílias sem filho e tantos outros – que busca viver com funcionalidade e inteligência.

As pessoas buscam hoje ter fácil acesso a serviços, ao comércio, a escolas e universidades, hospitais e mesmo a estruturas de cultura e lazer. Morar em regiões bem localizadas, que ofereçam essas vantagens, é ponto alto na escolha de onde morar.

O perfil dos consumidores clientes desse tipo de imóvel são pessoas mais antenadas a questões que envolvem tecnologia e sustentabilidade, recursos digitais e de conectividade, que optam por comodidade e mobilidade, seja para compra ou aluguel.

Outro público que busca esse tipo de imóvel são pais de estudantes do interior que vão estudar na capital ou mesmo jovens profissionais.

 

Studios e apartamentos compactos no mundo

Com metragens reduzidas e espaços muito bem planejados, studios e apartamentos compactos se multiplicaram rapidamente, especialmente nas grandes cidades. E esse novo formato está longe de ser um cenário em que a demanda não acompanha a grande oferta disponível.

Em cidades como Tóquio, onde a densidade populacional é uma das mais altas do mundo e os preços são proibitivos, microapartamentos de até 8 m² dominam o mercado. Em Nova York, para os que desejam permanecer na glamourosa Manhattan, os aluguéis alcançaram o maior valor em muitos anos e a metragem reduzida é a opção para quem quer viver na ilha.

Em outras cidades, os studios e apartamentos compactos também estão se proliferando, mas com tamanhos um pouco maiores, entre 20m² e 45m².

Embora a alta densidade populacional e o tráfego excessivo de veículos não sejam um problema novo, pioraram em muito nas cidades. Se, acrescentarmos a isso, o aumento dos preços, a necessidade e o desejo das novas gerações, temos o cenário perfeito para que o fenômeno dos imóveis studio ou apartamentos com 1 e 2 dormitórios se expandisse.

Esse tipo de imóvel também se mostra muito interessante para investidores, devido a sua facilidade para locação, seja de maior prazo, ou nas plataformas de aluguel por temporada, porque atendem tanto a turistas em viagens de lazer, quanto a pessoas em viagens de negócios.

 

Vantagens dos imóveis compactos para quem quer morar

Os empreendimentos de uso misto, que reúnem studios e apartamentos compactos, com 1 e 2 dormitórios, apresentam, especialmente no Brasil, um estilo contemporâneo de viver.

Para que os fatores do combo ‘facilidades, funcionalidades e mobilidade’ funcionem, é preciso que o imóvel esteja em uma localização estratégica, com todas as beneficies contemporâneas à sua volta, próximo a estações de metrô e com ampla rede de serviços e opções de lazer no entorno.

Conheça algumas vantagens dos studios e apartamentos compactos:
– Ótimo custo-benefício por causa da localização e mesmo liquidez do imóvel;
– Plantas funcionais, pensadas para garantir o maior conforto;
– Projetos de interiores que otimizam o uso de todas as áreas;
– Recursos e soluções em tecnologia que garantem praticidade e segurança no dia a dia (fechaduras com senha digital, biometria, tomadas elétricas, USB);
– Espaços multiuso funcionais;
– Áreas de convivência inteligentes: coworking, bicicletário, wi-fi, salão de festas, de jogos, lavanderia, academia, lazer e muitos itens desejáveis à vida moderna.

Viver perto de tudo, sem a necessidade de um carro para se locomover. Viver onde tudo está ao seu alcance, em bairros cosmopolitas, com fácil acesso às comodidades que o novo jeito de morar exige, são condições que influenciam na escolha de onde morar e no tipo de imóvel.

Os empreendimentos da linha Walk da NEWPROPERTIES trazem em seu DNA uma arquitetura contemporânea e atemporal, onde o design e o requinte são incorporados a uma tecnologia que facilita o dia a dia do morador.

A preocupação com os detalhes marca os projetos da NEWPROPERTIES, que contemplam uma decoração impecável e funcional, bem como segurança, automação predial e baixo custo condominial como diferenciais do segmento.

 

Vantagens para investidores em studios e apartamentos compactos

Esse tipo de imóvel, além de estar em demanda crescente e ser mais do que uma tendência, apresenta retorno rápido para investidores devido à alta liquidez e rentabilidade: taxas de locação acima do mercado e rentabilidade de 1%.

Segundo o SECOVI a procura, tanto de venda quanto locação, para imóveis de até 45m² aumentou 36% em todo país. Além da ampla oferta de projetos na área, o imóvel compacto permite um custo inicial menor com taxas como IPTU e ITBI, e viabiliza a aquisição de um apartamento em uma região nobre – que talvez fosse impossível em metragens maiores.

O conjunto de qualidades únicas, somadas às mudanças comportamentais da sociedade, confirmam a valorização que este tipo de imóvel possui, tanto na venda quanto no aluguel, visto como um ótimo custo-benefício e uma opção de investimento seguro.

Ainda que o espaço dentro dos apartamentos seja pequeno, as muitas oportunidades no interior do condomínio conquistam os que buscam qualidade de vida mesmo em meio a uma rotina corrida.

Além disso, como já destacamos acima e em outros conteúdos, por São Paulo ser um grande polo econômico com renomadas universidades, os melhores hospitais do mundo, forte em turismo de negócios, atraindo públicos de diversas regiões do Brasil e de outros países, os studios e compactos são bastante procurados para locações diárias ou por temporada.

studios e apartamentos compactos

Um studio ou apartamento compacto NEWPROPERTIES para chamar de seu

Todas as vantagens e oportunidades citadas são um atrativo para quem busca viver em São Paulo, sem abrir mão de viver bem, nas melhores localidades. E é isso que os empreendimentos NEWPROPERTIES oferecem a seus clientes, sejam moradores ou investidores.

Pode parecer desafiador transformar um apartamento pequeno em lar, como concebíamos no passado, mas morar em um edifício que traz aconchego, segurança e um estilo de vida mais prático e dinâmico dentro de uma grande cidade faz com que o proprietário de um apartamento compacto ou studio tenha uma melhor qualidade de vida sim.

Nossos empreendimentos são pensados e desenvolvidos visando transformar a experiência do morador com o mercado imobiliário e com seu estilo de vida, trazendo o que há de mais inovador, contemporâneo e sustentável.

Conheça mais sobre o nosso conceito Walk, sobre os nossos empreendimentos já entregues como o WalkMoema e o mais novo lançamento que teremos na Vila Clementino, o WalkBittencourt.