A rentabilidade de alugar imóveis em São Paulo

Ter uma renda passiva pode ser o objetivo de muitas pessoas. O fato de poder gerar renda longe do trabalho é um sonho perseguido por muitos, que buscam por oportunidades para alcançá-la. Entretanto, há um meio que se destaca quando o assunto é ter um dinheiro disponível todos os meses na conta: o aluguel de imóveis.

Será que ainda vale a pena colocar um imóvel para alugar? E numa metrópole como São Paulo, ainda é uma atividade rentável?

Confira nosso artigo e conheça algumas respostas para essas perguntas.

Rentabilidade de imóveis alugados

Para quem pensa em colocar seu imóvel para alugar em São Paulo, este é um dos melhores momentos. Pelo menos é o que indica um levantamento feito pela plataforma Imovelweb. O índice de rentabilidade bruta do aluguel foi de 5,91% na taxa anual em abril de 2021. Desde que a série começou a ser medida em 2016, este é um dos melhores níveis da taxa.

No mercado imobiliário, para analisarmos a vantagem ou não de uma determinada decisão, precisamos considerar uma combinação de rentabilidade entre o aluguel e o aumento do valor da propriedade.

Contudo, os números atuais, em uma análise imediata, nos mostram que a atividade de alugar imóveis continua rentável e ainda há espaço para continuar investindo nessa atividade.

Indicadores em São Paulo

A rentabilidade dos imóveis em São Paulo vem em uma tendência de alta. Desde que o índice começou a ser medido em abril de 2016, houve um aumento de 0,48% no retorno financeiro.

Isso, consequentemente, leva à decrescente no número de anos necessários para recuperar o investimento. O que em abril de 2016 demorava 18,4 anos, em abril de 2021 passou para 16,9 anos.

A região onde o imóvel está localizado também influencia diretamente em sua rentabilidade. É sempre oportuno avaliar se a região tem potencial de valorização, se está havendo investimentos e melhorias no bairro. Enquanto a região sul da capital apresenta um retorno de 6,6%, a região nordeste apresenta 4,9%. Em relação aos distritos, Sé apresenta o maior retorno, chegando em 10,20%, enquanto na outra ponta está a Lapa, com 4,5%.

Confira os números completos de abril de 2021:

Rentabilidade de acordo com a região conforme pesquisa da ImovelWeb.

Sul: 6,6%

Centro: 6,3%

Oeste: 6,0%

Leste: 5,9%

São Paulo: 5,9% – Média geral

Centro-sul: 5,9%

Noroeste: 5,6%

Sudeste: 5,4%

Nordeste: 4,9%

Rentabilidade de acordo com distrito

Sé: 10,2%

Parque do Carmo: 7,6%

Cidade Tiradentes: 7,6%

Artur Alvim: 6,1%

Sacomã: 5,8%

Penha: 5,7%

Rio Pequeno: 5,5%

Limão: 5,2%

São Rafael: 4,6%

Vila Maria: 4,6%

Lapa: 4,5%

A NEWPROPERTIES e o mercado imobiliário

Como vimos, o mercado imobiliário ainda oferece diversas oportunidades financeiras para aqueles que buscam a renda passiva.

A NEWPROPERTIES tem compromisso em gerar valor desde o início do empreendimento.

A NewProperties é um hub de negócios que conecta empresas, pessoas e projetos para gerar as melhores oportunidades no mercado imobiliário, com segurança e rentabilidade.

Acreditamos que o setor imobiliário deve ser pensado com profundidade e cuidado de ponta a ponta. Assim, nossa metodologia abrange a escolha minuciosa do terreno, os produtos e materiais mais apropriados, uma arquitetura e design diferenciado e inteligente, critérios de sustentabilidade e uma gestão patrimonial de excelência.

Daí resultam oportunidades rentáveis, fruto da criação de um produto moderno, longevo e atrativo.

Confira nossas oportunidades!

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

Artigos afins

Nenhum artigo relacionado