MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2021: IMPACTOS DA PANDEMIA E TENDÊNCIAS

Apesar do grande potencial de expansão do mercado imobiliário no Brasil, o setor imobiliário evoluiu e passou por mudanças relevantes ao longo dos últimos anos. Essas transformações moldaram os desejos dos compradores e as ofertas dos vendedores. Hoje, precisamos de um olhar remodelado para o setor.

Neste artigo, traremos um pouco mais de informação sobre os impactos da pandemia no mercado imobiliário e quais são as novas perspectivas.

Confira!

Os impactos da pandemia no mercado imobiliário

Não há como negar que a pandemia impactou fortemente o setor imobiliário.

Para termos uma comparação, o ano de 2020 era projetado como um ano onde haveria crescimento e valorização devido às baixas taxas de juros e uma possível melhora da economia brasileira. Quando a pandemia apareceu, essa projeção foi questionada.

Contudo, o setor imobiliário vive de interações com as tendências e situações que se apresentam, e essas interações levam a adequações e melhorias. Podemos destacar a busca por espaços para home office em localizações estratégicas.

Houve também impacto em toda a cadeia de suprimentos do setor. Mesmo com alguns atrasos, o setor conseguiu manter sua capacidade de entregas e aumentou a diversidade de moradias que atendam às novas demandas.

O impacto causado pela pandemia foi bem absorvido pelo mercado, assim como tantos outros no passado. Entender quais foram as mudanças e entregar o que é esperado faz parte da história do setor.

Isso mostra que, mesmo em meios às dificuldades, 2021 é projetado como um ano de crescimento para o mercado imobiliário.

Tendências de imóveis em 2021

Em 2021, mesmo com o avanço das vacinas, o isolamento social ainda permanece em voga. Novos hábitos e conceitos foram desenvolvidos, levando o mercado imobiliário a repensar seu posicionamento e os produtos oferecidos, adaptados à nova realidade.

Um exemplo é a preocupação de contágio como um dos grandes aspectos que fizeram as pessoas repensarem a forma como se comportam em relação ao próprio ambiente e ao uso do espaço residencial.

A seguir, citamos duas das principais tendências do setor para 2021:

Serviços no empreendimento e em locais próximos

Cada vez mais, o deslocamento para longas distâncias, a fim de obter algum tipo de serviço, não é visto com bons olhos. Em tempos de distanciamento social e interações remotas, o tempo ganhou ainda mais valor e não pode ser desperdiçado no trânsito.

Portanto, como solução para esse tipo de demanda, os empreendimentos imobiliários têm inovado.

Alguns já oferecem certos tipos de serviços no próprio condomínio como locação de bikes, carros, massagistas, personal trainer e pet care. Para o pagamento desses serviços, o sistema “pay-per-use” é usado, onde o morador paga somente o que contratar, sem onerar o condomínio.

Outro ponto para atender essa demanda é a localização estratégica em que esses empreendimentos estão sendo construídos. A NEWPROPERTIES, por exemplo, já desenvolve nos projetos de seus empreendimentos o conceito Walk.

Este conceito traz como premissa ter os principais pontos de interesse nas proximidades do empreendimento, sendo possível ir até esses locais caminhando. Com isso, shoppings, farmácias, supermercados, estações de metrô e parques são acessíveis sem perder tempo no trânsito.

Otimização do espaço

Espaços inteligentes estão com altíssima demanda. Cada vez mais as pessoas se aprofundam na forma como se relacionam com o próprio lar.

A pandemia e o consequente isolamento social levaram as pessoas a ficarem muito mais tempo em casa, tornando esses lugares não somente seus lares, mas também seu ambiente de trabalho. Cada metro quadrado do apartamento tem se tornado valioso e a procura por layouts úteis intensificou.

Visando sempre transformar o mercado imobiliário, planejando projetos que ofereçam melhor qualidade de vida ao morador, a NEWPROPERTIES tem se destacado no desenvolvimento de empreendimentos em eixos urbanos consolidados da capital paulista.

Conheça nossas oportunidades.

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