Procura por Empreendimentos de uso misto cresce em São Paulo

Empreendimentos de uso misto atraem a atenção de moradores e investidores na capital paulista. Nova tendência promete atrair ainda mais a atenção de investidores e novos moradores.

Imóveis de uso misto são aqueles que combinam estabelecimentos comerciais, lojas e escritórios, com imóveis residenciais, por exemplo. Embora esse tipo de empreendimento seja novidade para muitas pessoas, o modelo não é novo e já foi praticado na década de 1970.

No inglês, adota-se o termo mixed-use para os empreendimentos mistos, que, aliás, são muito comuns no exterior. Um destaque do Council on Tall Building and Urban Habitat que anunciou os vencedores da 17ª edição do CTBUH Tall Building Awards, destacou o empreendimento Salesforce Tower (San Francisco) de Pelli Clarke Pelli Architects.

A torre foi escolhida por um júri composto por arquitetos de firmas de renome mundial, presidido por Karl Fender da Katsalidis Architects. O projeto também foi reconhecido por sua preocupação em relação à saúde dos ocupantes, sustentabilidade, eficiência e integração com o contexto urbano.

O resultado do Salesforce Tower, peça central de um bairro de uso misto, não é apenas sua contribuição para o horizonte da cidade de San Francisco, mas um exercício bem-sucedido de projeto centrado no ser humano.

A nova tendência promete atrair ainda mais a atenção de investidores e novos moradores no mercado imobiliário brasileiro. O conceito vem sendo revitalizado e já conquistou espaço em várias cidades brasileiras.

Um formato de uso misto são os imóveis não residenciais (NR), que têm como objetivo principal atender aos investidores quanto à locação por temporada, sem atrapalhar o sossego dos moradores nos apartamentos residenciais comuns. Assim, eles se tornaram uma opção em empreendimentos com infraestruturas mistas, com imóveis residenciais e não residenciais.

Esse tipo de construção, que proporciona aos compradores o privilégio de morar e trabalhar no mesmo lugar, tem agradado moradores de grandes cidades, destacando São Paulo como berço de alguns importantes lançamentos. Esse diferencial garante a valorização dos imóveis, sendo uma alternativa para quem pensa em fugir do turbulento trânsito da capital paulista.

Os empreendimentos de uso misto oferecem área de lazer completa, com playground, espaço para festas e outros benefícios. A maior diferença para outros condomínios é que há uma variedade de comércios no local e todo o seu planejamento visa ir muito além da praticidade, comodidade e conforto, preocupando-se, também, em proporcionar mobilidade e qualidade de vida para seus moradores.

Beneficios dos empreendimentos de uso misto

Quer saber mais sobre os benefícios de empreendimentos de uso misto? Continue a leitura abaixo.

Facilidade: vários serviços no mesmo local

O morador tem acesso a diversos tipos de comércio como farmácia, padaria, loja de conveniência e até mesmo agências bancárias bem perto de casa. Além de economizar tempo fora do trânsito, economiza no combustível.

Segurança a todo momento

Em empreendimentos de uso misto, os riscos de você sofrer algum tipo de violência são ínfimos, pois há equipe de segurança, vigilância, controle de portaria, entre outras vantagens de áreas sempre ‘movimentadas’.

Proximidade do trabalho

Morar e trabalhar no mesmo local. Oportunidade oferecida pelos empreendimentos de uso misto.

Organização

Os edifícios que adotam esse conceito têm regras de convivência para que algumas áreas comuns possam ser compartilhadas, evitando quaisquer tipos de mal-estar entre moradores e usuários.

Qualidade de vida

Investir em saúde e bem-estar é considerado uma das prioridades das pessoas atualmente. Trabalhar, fazer compras, ir ao salão de beleza, ao banco e tomar um cafezinho com um cliente ou uma amiga no mesmo lugar, sem estresse de trânsito e falta de estacionamento, poderá lhe acrescentar alguns anos de vida. Ficar perto da família também é outro benefício de morar em um condomínio de uso misto.

Segundo a urbanista e Diretora da Escola da Cidade, Cristiane Muniz, o fato de os empreendimentos de uso misto permitirem mais espaços comuns para a sociedade é o que torna este tipo de empreendimento saudável. “A graça da cidade é o encontro. O fato de haver diferentes possibilidades em um mesmo lugar só tende a ser valorizado.”, reitera.

Para quem pensa em comprar apartamentos e/ou studios para rentabilizar, as Unidades Não Residenciais são uma opção interessante que os empreendimentos oferecem! A NEWPROPERTIES, sempre atenta às tendências e inovações do mercado imobiliário, não deixaria essa oportunidade passar em branco.

Conheça os empreendimentos NEWPROPERTIES da linha Walk.