Entenda o que é coworking e os motivos para ampliação desses espaços em condomínios residenciais

Muitas novas tendências surgiram nos últimos anos, principalmente fruto do avanço tecnológico e das constantes mudanças de comportamento do mercado e dos consumidores. A pandemia de Covid-19 acelerou algumas dessas tendências, como é o caso dos famosos espaços de trabalho compartilhados, conhecidos como coworkings.

Com o aumento do número de trabalhadores autônomos e com milhares de empresas ainda no esquema de home office, surgiu a necessidade da criação de espaços com uma completa infraestrutura de trabalho e custos reduzidos.

Apesar da flexibilidade e comodidade de poder trabalhar sem sair de casa, essa não é uma boa solução para milhares de pessoas. Um dos fatores é a falta de estrutura, já que nem todos conseguem ter um espaço apropriado dentro da moradia.

Outra situação muito recorrente é a falta de privacidade e de condições para se concentrar, como quem possui filhos, mora com os pais ou divide o espaço com outras pessoas.

Essa necessidade de ter um espaço devidamente preparado para funcionar como um escritório compartilhado e custos bem reduzidos é o que tem propiciado o grande crescimento do coworking. Segundo levantamento do Censo 2019 do Coworking Brasil, nessa data eram quase 1.500 desses espaços espalhados em 195 municípios brasileiros.

A novidade vai ainda mais longe! Os espaços coworking estão aos poucos crescendo também dentro dos condomínios residenciais. Isso inclusive já vem sendo tratado como um grande diferencial por consumidores que estão buscando a tranquilidade de poder trabalhar em locais apropriados sem precisar sair do condomínio.

Você vai conhecer ao longo do artigo um pouco mais sobre o que é coworking e seus benefícios. A NEWPROPERTIES, sempre atenta ao mercado, já está trabalhando o conceito de coworking em seus empreendimentos. Também vamos falar um pouco mais sobre o assunto nesse conteúdo.

O que é coworking?

O conceito macro é bastante simples. Como já até dissemos antes, coworking é um espaço de trabalho compartilhado com diversas pessoas e diferentes empresas. Trata-se de um ambiente que funciona como um escritório, porém com algumas particularidades em relação aos espaços de trabalho da forma como sempre nos acostumamos a ver.

É possível um profissional alugar, por exemplo, apenas uma estação de trabalho com mesa, cadeira e computador, e não uma sala inteira. No local, ele vai ter acesso à internet, energia elétrica e outros confortos por valores bem mais acessíveis.

Por isso o coworking vem ganhando tamanha popularidade desde o início da pandemia. O custo do aluguel de uma sala inteira nem se compara aos custos envolvidos em apenas uma estação de trabalho. Dessa forma, torna-se um espaço viável e atrativo para os milhões de trabalhadores independentes ou em home office existentes hoje no país.

O coworking se tornou um espaço muito útil e financeiramente mais interessante também para muitas empresas, agências e startups. Muitas delas vão adotar o modelo híbrido permanentemente, com diversos de seus funcionários se alternando ou trabalhando apenas em casa.

Com as medidas de enfretamento ao covid-19, ter espaços adequados de trabalho, em casa, ou onde se tem residência deixou de ser opção e se tornou pré-requisito.

Coworking nos condomínios residenciais

Uma peculiaridade muito importante do coworking é o seu crescimento dentro de condomínios. Você pode se perguntar: como seriam esses coworkings em condomínios?

Quando falamos em espaços de trabalho compartilhados, logo pensamos em prédios comerciais ou espaços multiuso estruturados para receber empresas e trabalhadores autônomos diversos. Você nunca imaginaria há algum tempo ter acesso a estruturas assim dentro do próprio local onde reside.

Hoje os condomínios também podem ter esse tipo de espaço, serviço e comodidade oferecidos aos seus moradores.

Grandes condomínios possuem milhares de moradores e boa parte deles pode ter o perfil ideal para uso desses espaços. Imagine que comodidade impressionante não ter que encarar trânsito e ainda ter um local com todas as condições para desempenhar seu trabalho com extrema qualidade?

Os melhores projetos de condomínios atualmente já deverão abranger um espaço coworking que favoreça os moradores. Para quem trabalha de maneira independente ou em empresas que vão adotar o home office permanente, esse é um ponto positivo na escolha do imóvel.

Conheça os benefícios desses espaços

Para quem está em busca de tranqüilidade, organização e uma infraestrutura adequada para desenvolver suas atividades, os coworkings são os lugares certos. Esses já são alguns dos benefícios básicos oferecidos por esses espaços de trabalho coletivos.

E as vantagens vão muito além, como veremos na sequência.

Infraestrutura completa e de qualidade nos Residenciais

Quando falamos na infraestrutura do coworking, estamos nos referindo a uma completa diversidade de espaços. Você tem acesso a uma bancada de trabalho com cadeiras apropriadas, sinal de internet adequado, luminosidade correta, mesa de reunião que pode ser reservada, e até serviços complementares como água, café, chá.

Basta se organizar juntamente com a agenda dos demais trabalhadores no local, mas o importante é que você pode ter essa privacidade para receber um cliente, um consultor, parceiro ou qualquer pessoa que você precisar se reunir.

É comum encontrar ainda espaços como uma sala de café, com geladeira, microondas e outros acessórios. Tem ainda o compartilhamento de aparelhos como impressoras e scanners, o que pode representar uma grande facilidade para diversos trabalhadores.

Até mesmo serviços terceirizados como motoboy e secretárias você pode encontrar nos coworkings. E claro, tudo isso com custos divididos, o que torna o valor muito mais em conta.

Conforto e economia

Por tudo que citamos no benefício anterior, fica impossível não falar em conforto e economia. Ainda mais quando o coworking fica dentro do próprio condomínio. Não tem deslocamento, você não depende de carro, uber ou transporte público. Já pensou que você pode até mesmo almoçar em casa?

É um conforto que dificilmente você encontrará trabalhando em outros locais que não tenham as características dos coworkings. E como já frisamos algumas vezes, tudo isso com custos reduzidos, gerando uma economia muito importante.

Networking

Dentro de um coworking você tem ótimas possibilidades de fazer negócios ou encontrar profissionais que podem te ajudar de alguma forma. Imagine quantas áreas diferentes estão representadas pelos diversos trabalhadores dividindo o mesmo ambiente que você? E quantas empresas estão ali representadas?

Se você gosta de interagir, trocar ideias e manter boas relações no local de trabalho, o coworking oferece tudo que você precisa. E ainda tem mais, dentro do condomínio você ainda aproveita para criar vínculo com vizinhos, favorecendo momentos de happy hour e lazer.

Foco e produtividade

Sempre que trabalhamos em lugares organizados e bem estruturados temos uma grande tendência a produzir mais. O coworking favorece que você tenha mais foco do que teria em casa, em meio a toda a movimentação natural de uma residência, principalmente no caso de quem tem filhos, tarefas domésticas e afins.

No coworking, você terá acesso a tudo que favorece um maior foco no trabalho e o consequente aumento da produtividade.

Coworking nos empreendimentos NEWPROPERTIES

Viu como são muitos os pontos positivos de se trabalhar em um coworking, ainda mais quando você tem essa possibilidade dentro do condomínio onde mora?

A NEWPROPERTIES trabalha com a aplicação desse conceito em seus empreendimentos. Com toda a modernidade envolvida nos projetos, aplicação das melhores técnicas de construção, tecnologias e sustentabilidade, não poderia faltar o que há de melhor em termos de espaços.

Já pensou unir ótimas localizações, empreendimentos modernos e completos e com espaço de coworking no mesmo ambiente? É essa comodidade que a NEWPROPERTIES visa entregar em seus projetos!

Artigos afins

Nenhum artigo relacionado