COMO O BLOCKCHAIN PODE IMPACTAR O MERCADO IMOBILIÁRIO

Tecnologia blockchain no mercado imobiliário? Isso soa estranho para você? Se sim, então você não está sozinho. Quer você saiba ou não, o que a tecnologia envolve, ainda há muito a aprender sobre o este assunto.

Assim como fez com outras inúmeras indústrias que perceberam o impacto positivo do uso da tecnologia, o blockchain pode influenciar o mercado imobiliário.

Mas o que é blockchain? Essa é uma boa pergunta, especialmente para iniciantes na indústria de criptografia. Vamos discutir isso e muito mais sobre o blockchain e seu impacto no mercado imobiliário.

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia ou sistema que permite a manutenção segura e o armazenamento permanente de listas/livro-razão digitais de registros, contratos, transações ou outras informações em uma rede de computadores. Seu poder depende da execução automatizada de uma transação e da capacidade de tornar propriedade fracionada em propriedades imobiliárias usando tokens.

Ele funciona de quatro maneiras significativas:

  • Impondo um conjunto de regras para validar a ocorrência de uma transação;
  • Protegendo cada registro de dados verificado;
  • Combinando-os usando técnicas criptográficas;
  • Adicionando os dados registrados (blocos) ao livro-razão, distribuídos em vários computadores globais.

Eventualmente, os novos detalhes da transação tornam-se acessíveis a cada participante da rede. O livro-razão do sistema é mais seguro, pois nenhum dado registrado pode ser alterado ou removido depois de adicionado.

Blockchain e o mercado imobiliário

Com o avanço da tecnologia em quase todos os setores, a adoção da tecnologia blockchain será um grande passo para o setor imobiliário.

Como um sistema seguro, transparente e eficiente, o blockchain pode erradicar alguns dos maiores problemas do setor imobiliário tradicional. Esses incluem: acesso limitado de pessoas, falta de transparência, tarifas muito altas, falta de liquidez e velocidade prolongada de transação. Em substituição, traz inúmeras utilidades para o setor. Aqui estão as áreas que ele pode transformar:

  • Gestão da propriedade. Isso é um pesadelo, já que várias partes interessadas estão envolvidas. Atualmente, muitos ativos são gerenciados por meio de softwares não confiáveis ou off-line usando papelada.

No entanto, com o blockchain, aparecem os contratos inteligentes (contratos automatizados) para gerenciar todo o processo de administração e gestão de propriedade.

Contratos inteligentes são códigos de instrução autoexecutáveis ​​que podem supervisionar e executar transações automaticamente, uma vez que as condições especificadas sejam atendidas. Ao utilizá-los, os contratos de arrendamento, compra e venda que auxiliam nas transações imobiliárias podem ser executados rapidamente.

  • Sistemas de pagamento. Os sistemas existentes de financiamento e pagamento são lentos e caros, especialmente se houver transações internacionais envolvidas. O uso de identidades digitais verificáveis ​​pode reduzir o tempo e acelerar o processo.

A tokenização também pode ajudar a facilitar os pagamentos, permitindo o uso de criptomoedas populares como Bitcoin, Ethereum ou Litecoin como moedas de pagamento. Isso pode reduzir a duração da transação. Ele também pode trazer vários outros benefícios, como diversificação de portfólio.

  • Gerenciamento de títulos. A maioria dos títulos imobiliários são geralmente em papel, o que resulta em muitos erros. Os proprietários de imóveis acabam incorrendo em encargos legais adicionais para garantir a validade e a precisão de seus títulos. Com o blockchain, as pessoas podem criar registros digitais seguros de títulos de propriedade, fornecendo, assim, provas de propriedade confiáveis ​​e verificáveis.
  • Processo de pesquisa de propriedades. Plataformas de terceiros são a forma mais comum de acessar listagens de propriedades. Mesmo assim, eles carecem de processos consistentes, têm comunicação ruim, são baseados em assinaturas e tendem a induzir taxas altas.O blockchain pode permitir que anúncios de propriedades existam em um único banco de dados descentralizado. Isso pode permitir o acesso a dados confiáveis ​​a um custo menor.

Vantagens do uso de Blockchain no mercado imobiliário

As pessoas querem melhorar a situação atual do mercado. Isso é o que a blockchain promete ao setor imobiliário. Aqui estão alguns dos benefícios do blockchain que o segmento pode tirar proveito:

  • Aumento da liquidez. Com as criptomoedas, os imóveis podem ser facilmente liquidados. Isso significa que, em vez de as vendas demorarem para serem concluídas, os tokens podem tornar os imóveis prontamente negociados. O vendedor de uma casa, terreno ou imóvel não terá que esperar por um comprador que pode comprar a propriedade inteira para obter algum valor dela.
  • Segurança de dados armazenados online. O blockchain permite o armazenamento de dados imutável. Isso pode garantir a guarda de registros de propriedade, como escrituras, pesquisas e outros detalhes de transações. As pessoas não correrão mais o risco de perder dados valiosos ou que eles caiam nas mãos erradas.
  • Disponibilidade de informações cruciais. Como uma tecnologia descentralizada, elimina o controle individual sobre cada faceta da indústria, incluindo informações. Ele cria confiança e permite que cada participante acesse informações válidas e confiáveis, que podem ser verificadas.
  • Reduções de custos. Os custos de transação relacionados a imóveis sempre tendem a ser altos, mas isso não acontecerá com o blockchain. Ele reduzirá custos, eliminando taxas como comissões, custos de inspeção, impostos, taxas de registro e taxas de empréstimo. Ao automatizar todos os processos de investimento imobiliário, todos os custos de realizá-los serão reduzidos.
  • Melhorando a transparência. Superar os intermediários é um excelente passo para aumentar a transparência nas negociações imobiliárias. Todas as informações são gravadas de maneira digital e imutável, dificultando sua manipulação.

Como um setor global multibilionário, o setor imobiliário exige uma forma mais eficiente de realizar suas atividades. Isso deve ser transparente, menos custoso, aumentar a velocidade das transações, equilibrar o setor e muito mais.

A tecnologia Blockchain pode tornar tudo isso possível! Se você gosta de investimentos imobiliários, experimente a nova tecnologia e aproveite os benefícios.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

Artigos afins

Nenhum artigo relacionado